terça-feira, 5 de abril de 2011

Debate I - Adão, Eva e o Fruto Proibido

O Fruto Proibido - Michelangelo (Capela Sistina)

No Principio, Deus criou os céus, a Terra e tudo o que nela existe (Gn 1: 1-25) e então fez o homem à sua imagem e semelhança, sendo assim, santo, sem pecado algum. Vendo que o Homem era uma coisa boa, fez então a Mulher (Gn 2: 21-23)
"Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada."
Deus permitiu que Adão e Eva andassem por todo o Jardim do Édem, aproveitassem ao máximo das coisas que ali tinham e que se multiplicassem, porém não deveriam provar da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois caso provassem do mesmo, certamente morreriam. (Gn. 2: 17)

Mas a serpente, que representa a personificação do mal (Gn 3:1) convenceu Eva (a mulher) a provar do Fruto do conhecimento do bem e do mal. Após relutar um pouco, temendo a Deus, Eva provou e convenceu seu marido, Adão a provar também. (Gn. 3: 3-6)
Assim que provaram do fruto em comunhão, perceberam que estavam nús e tinham vergonha um do outro, e por isso se esconderam. (Gn. 3: 7-8)

Deus, percebendo algo de errado, buscou a Adão e a Eva, porém eles estavam escondidos.
Adão revelou-se ao Senhor e confessou que comeu do Fruto e acusou Eva de oferecer-lhe, porém Eva acusou a serpente de convence-la. Deus amaldiçoou a serpende e condenou-a a comer do pó da terra para sempre, tornando-a um ser rastejante e sem membros. Declarou também que a mulher e a serpente seriam inimigas eternas, a serpente morderia o calcanhar da mulher e a mulher pisaria na serpente.
Também condenou a mulher a sentir dores insuportaveis no parto.
E ao homem, condenou-o a trabalhar eternamente na terra. A terra se tornaria maldita, onde o mato cresceria sem fim e a plantação deveria ser feita todos os anos, e mesmo assim correndo o risco de não brotar. (Gn.3: 9-19), além de que todo ser vivente, que até então era eterno, morreria.

O homem e a mulher foram expulsos do jardim e Deus colocou quatro anjos nas portas do mesmo para que nenhum homem possa entrar por seus portões novamente.


A Serpente
No livro de Apocalipse, a palavra relata que a serpente que tentou Eva no Jardim do Éden era o Diabo:

"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos." (Ap. 20:2)

A antiga serpente refere-se à serpente que ofereceu o fruto proibido no inicio dos tempos, pois o livro da revelação (apocalipse) foi escrito cerca de cinco mil anos após o livro de Gênesis (escrito por Moisés). Satanás significa "Enganador", mais uma referencia acusando de que a serpente era, na verdade o anjo caído.

O Enganador
Satanás (Enganador), segundo a palavra de Deus, era o líder dos anjos de Deus. A palavra nos diz que Lúcifer (vindo da luz) era o anjo preferido do Senhor "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! (Is. 14: 12)", mesmo com tanto amor, Lúcifer encheu-se de orgulho de sí mesmo, juntou a terça (1/3) parte dos anjos (parte que representava o seu exército) decidido a destronar Deus e assumir seu trono. Porém, o Senhor, que tudo sabe enviou o Arcanjo Miguel para impedir o anjo de luz.

"E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." (Ap. 12: 7-9)

A Palavra diz que o inimigo foi derrotado e passou a agir no mundo espiritual, atingindo todos os filhos de Deus, a partir de Adão e Eva. "Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. (Ap. 12: 12)" A revelação também nos diz que o Diabo foi derrotado pelo Sangue do Cordeiro (o sangue de Jesus) e que já sabe que será derrotado novamente, por isso faz de tudo para que sejamos derrotados também.

O Pecado Original
O fruto proibido também é conhecido por Pecado Original. Muitos dizem que esse fruto pribido seria a primeira relação sexual entre Adão e Eva, questão que foi imediatamente negada por Pastores e Padres consultados, afinal, em Gênesis 1: 28 (E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra).

O Pecado Original representa o mandamento do Senhor desobedecido pelo homem. Todo e qualquer julgamento que existe na bíblia de Deus sobre o homem refere-se à desobediencia de seus mandamentos, isso caracteriza o pecado.

Deus havia proibido apenas uma das muitas árvores do Jardim do Éden, para que a fidelidade do homem fosse posta a prova.

Se quem pecou foram Adão e Eva, por que nós sofremos com isso?
Todos descendemos de Adão e Eva, afinal eles são as primeiras pessoas que existiram, portanto já nascemos com o pecado dentro de nós.
Adão e Eva tiveram seus filhos depois de pecarem contra o Senhor, e depois de expulsos do Jardim, continuaram pecando. Seus filhos nasceram do pecado e também pecaram, seus netos também e assim por diante.

Mas aí vem a pergunta: Se o sexo não foi o pecado original, porque os filhos de Adão e Eva nasceram do pecado?
Assim que expulsos do Jardim do Éden, Adão e Eva continuaram a pecar, recusaram-se a buscar a Deus, pois tinham se envergonhado. Como não pediram perdão por suas transgressões, continuaram em pecado. Foi só o seu neto, Enos, filho de Sete (terceiro filho de Eva e Adão) que começou a invocar o nome do Senhor e arrepender-se de seus pecados.
Tanto Caim, quanto abel, protagonistas do primeiro homicido (Gn. 4: 8) eram frutos do pecado, assim como Sete e os outros irmãos. Caim e Abel já faziam ofertas à Deus, mas foi Enos quem voltou a invocar o nome do Senhor. A partir daí as ofertas passaram a valer como arrependimento dos pecados.

A Oferta e o Perdão
A partir da invocação do Senhor, abriu-se uma porta para provar o arrependimento dos pecados.
Era preciso erguer um altar de pedra e oferecer o melhor da colheita ou do rebanho (daí a referencia do cordeiro). O cordeiro deveria ser temperado com ervas e não deveria ser incendiado. O ofertante deveria orar até que o Senhor incendiasse completamente a oferta, aceitando-a e perdoando o ofertante.


Você crê que tudo isso realmente aconteceu? Comente.

Dúvidas? Envie-nos um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com 

Que o Senhor esteja conosco


border="0"/

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

11 comentários:

Luciano Baal-Malphus disse...

Não!não acredito e também não acho que crer nisso vá ajudar a humanidade em alguma coisa. Ler a bíblia vai ajudar na cura do cancer? Ou impedir que milhares de pessoas morram de fome enquanto governos gastam bilhões em desenvolvimento de armas? Conhecer essas histórias deveria ser encarada apenas como uma questão cultural. É apenas mitologia!

cvc disse...

creio sm ,e queria fazer uma observação com relação ao comentario do colega de cima.

para mim, a biblia não e cura de doenças, é um livro de orientação para a vida. Crê quem quer, e creio eu que se os governantes tivessem o habito de ler a biblia poderia sim reduzir o numero de armas. Porem cada um cre no que quer, não sou eu que vou transformar o mundo em cristão.

Kalhysha (Juliana D. Carbonera Knupp) disse...

não creio nessa história literalmente.
Muita coisa na biblia são metaforas.
E muita gente não sabe o que é uma metafora, dai tem que acreditar que aconteceu literalmente, ou simplesmente não aconteceu.

Buddha disse...

Opa tenho que acreditar neh!
afinal isso é passagem do velho testamento e o Deus o velho testamento é aquele Deus mal, que mata, que pune, que amaldiçoa se for contra os mandamentos dele. Bem diferente do Deus do novo testamento que perdoa, que faz curas e milagres mas é claro que para receber estas bençãos não pode deixar de pagar o dizimo, e este Deus só ouve suas preces se forem feitas na igreja ....

( TODA ESTA BABOSEIRA EU OUVI EM VARIAS IGREJAS)

E mesmo assim não entendo as diferenças do Deus do velho testamento para o Deus do novo testamento....
Mas acho que Eva comeu pepino e não mação. :p

{v}@rj disse...

O tenso de todo isso e que essas pessoas que fala que nao acredita

E que quando tem algum problema vai direto numa igreja


Nem quero discutir o genises não sou dona da vdd tem tanta coisa que a gente não sabe

Wallace Cristiano disse...

2 coisas :
O poder da Biblia - Toda vez que um governo Déspota toma o Poder o primeoro a ser contido são as Igrejas!!!!! O Protestantismo Foi O primeiro passo do iluminismo!!!
- Não Acredita em Adão e Eva mas acredita na Fantasia da da Evolução... que todo esse universo de seres surgiu de uma unica Molécula de aminoacido...tenha paciencia!!!! pare p pensar!!!!!!!!

Unknown disse...

tenho duas coisas o homem não veio do macaco, isso é ciências,também o mundo não veio do tal BIG BANG.Deus ele fez adão e eva com o intuito de deixar a terra com vida,através deles o mundo iria crescer.Como satanás sabe disso ele quer distorcer o q a biblia diz:G:1.1 AO 31.GENTE Lucifer (Satanás)era ministro de louvor ele queria ser melhor do que Deus mas não deu certo pra ele,e desceu pro inferno ele mas a terça parte dos anjos do céu.

Unknown disse...

ANTES DE TUDO PEÇO QUE ASSISTAM AO FILME BASEADO EM FATOS REAIS: MINHA VIDA EM OUTRA VIDA.DEPOIS PESQUISEM SOBRE DR.JIM TUCKER E A VIDA DE IAN HAGEDORN,A VIDA DE JAMES LEININGER,E A VIDA DE MANIKA.DEPOIS PESQUISEM SOBRE O DR.KONSTANTIN KOROTKOV O FOTOGRAFO DA ALMA.LEMBRE-SE QUE O MAL QUE FAZ E O QUE SAI DE DENTRO DO HOMEM E NAO O QUE VEM DE FORA,ENTAO PESQUISAR NAO FAZ MAL A NINGUEM.VOCES NAO RACIOCINAM,E MUINTO FACIL VE QUE ADAO E EVA SIMBOLIZA UMA RAÇA DE PESSOAS QUE VIERAM A TERRA,ASSIM COMO VIRA E SERA LEVANTADO A GERAÇAO DO FILHO DO HOMEM,PRIMEIRO QUE A PESSOA SO PODE SENTIR TEMOR DE ALGO QUANDO CONHECE,E DEUS AMEAÇOU ADAO E EVA DE MORTE,MAS COMO ELES PODERIAM SABER O QUE E A MORTE?POIS ELES TINHAM SIDO FEITOS NAQUELE MOMENTO,OU ENTAO ELES VIRAM ALGUEM MORRER?

Anônimo disse...

Leia a bíblia do velho ao novo testamento,sem pular livros,capítulos e nem versículos....peça orientação ao Espirito Santo,pça p/q Ele te ajude.....vc vai entender.

Unknown disse...

A nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue, intt discutir é perca de tempo,mas jó disse que a terra está suspensa no meio do nada :Ele estende os céus do norte sobre o espaço vazio; suspende a terra sobre o nada.
Jó 26:7 quanto tempo a ciência demorou pra descobrir isso?A ciência não descobriu que a Terra não era sustentada por nada até 1650.

Unknown disse...

Mais a palavra de Deus é loucura msm .para quem não crê!!mais para quem crê é salvação..prefiro ficar com a palavra de Deus..pq não quero pagar para ver oq vem dpois dáqui... prefiro tá com Cristo..e vc faça o msm..e não continue a deixar o diabo enganar vc.da msm forma q engano o casal da história

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...