sábado, 30 de abril de 2011

Debate II - O milagre da fornalha de Nabucodonosor


O livro de Daniel foi escrito durante o II século A.c., durante o reinado de Nabucodonosor. O terceiro capítulo deste livro relata a história da estátua de ouro ordenada pelo rei Nabucodonosor.
"O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de babilônia."  Dn3:1


"Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado. E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente." Dn 3:5-6
O Rei Nabucodonosor ordenou ao povo que se prostrasse diante da estátua de ouro assim que as trombetas soassem. Porém, três amigos de Daniel, chamados Sadraque, Mesaque e Abede-Nego negaram-se a adora-lo, assim, os Caldeus acusaram os três de desobediência e denunciaram-os ao rei.
"Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da buzina ...e de toda a espécie de música, se prostrasse e adorasse a estátua de ouro; E, qualquer que não se prostrasse e adorasse, seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente. Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste." Dn. 3:10-12


O rei chamou os três e ordenou que eles ajoelhassem-se diante dele naquele momento, porém recusaram. Nabucodonosor então questionou-os sobre seu Deus, pois então eles o responderam:


"Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei." Dn. 3:17
Nabucodonosor encheu-se de fúria e ordenou que aquecessem a fornalha sete vezes mais e mandou que jogassem os três na fornalha.

"Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.
E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente." Dn 3:21-23

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram jogados na fornalha atados e vestidos com muitas roupas para que queimassem por completo da forma mais rápida possível. Os homens que carregaram os três até a fornalha foram incendiados pelo calor da mesma. Mas depois que os três foram jogados, algo aconteceu:

"Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus." Dn. 3:24-25

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego caminhavam na fornalha como se estivessem fora dela, e junto deles havia um quarto homem. Algumas bíblias relatam o homem como um anjo do Senhor, outras como semelhante ao Filho de Deus.

Após ver que os servos de Deus foram jogados na fornalha e não queimaram, o rei Nabucodonosor ordenou que os três saissem de lá, e vendo o milagre ocorrido com os três, passou a perguntar aos garotos sobre esse Deus que serviam. Mais tarde, Nabucodonosor viria a se converter.

Existem várias passagens na bíblia onde Deus afirma que aqueles que lhe forem fiéis serão salvos.


"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra." Ef. 6:1-3
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego viveram porque obedeceram. Deus condena a desobediência. Como diz em 1Samuel 15:22 "...Eis que o obedecer é melhor que o sacrificar...", quem obedece é salvo, e essas palavras valem até hoje.

Mas a pergunta é: Você acredita que Deus salvou os três garotos de serem queimados na fornalha?


 
border="0"/  Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...