segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dúvidas II - Porque os Cristãos usam um livro judeu nas pregações?


O Velho testamento é, no mundo judaico o Tanakh, que são as leis entregues à Moisés, os livros proféticos e os escritos.
Durante todo o velho testamento (principalmente nos livros proféticos de Isaias e Daniel), é narrado profecias que referem-se ao Messias, o salvador dos Judeus, o próprio Deus que viria ao mundo para salvar seus filhos do pecado.


Profecias e referências sobre Jesus:
->Nascido de uma virgem: "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Is.7:14"

"E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. Lc.1:26-35"

-> Vindo do Egito: "Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. Os.11:1"

"E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.
E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. Mt.2:14-15"

-> Nascido em Belém: "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Mq.5:2"

"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. Mt.2:1-2"

-> Matança de Crianças: "Assim diz o SENHOR: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem. Jr.31:15"

"Quando Herodes viu que os visitantes do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos menores de dois anos... Assim se cupriu o que o profeta Jeremias tinha dito. Mt.2:16-17"

->Elias: "Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Ml.4:5-6"
"Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Mt.11:13-14"



Ministério na Galiléia -> "Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, (gentios são os cristãos) o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Is.9:1-2"


"Quando Jesus ouviu que João tinha sido preso, voltou para a Galiléia.
Saindo de Nazaré, foi viver em Cafarnaum, que ficava junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali, para cumprir o que fora dito pelo profeta Isaías. Mt.4:12-14"

Foi rejeitado por seu povo (Judeus) -> "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum."


"Mas toda a multidão clamou a uma, dizendo: Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás. Mc.23:18"

Está escrito no livro dos Judeus, que, eles mesmos iriam negar a cristo. Até hoje, alguns judeus estão à espera do Messias.

No início das pregações, os Judeus seguidores de Jesus eram chamados de Gentios, porém, com o tempo, passaram a ser chamados de cristãos (pequeno cristo) "E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos."

Os seguidores de Jesus passaram a ser chamados de cristãos porque alguns judeus, que crucificaram Jesus, não queriam aceita-lo como Messias, e esperam seu salvador até hoje.

Existem outras Profecias que são descritas na palavra, se você quer conhecer todas elas visite: Este site aqui

Conclusão

Os Cristãos usam um livro Judeu porque servem ao Deus judeu, Jeová Jiré (YHWH), e são chamados de cristãos ou gentios porque creem que o Messias descrito no antigo testamento é Jesus.

Dúvidas? Envie-nos um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com

 border="0"/ Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...